Dissertações

PATRIMÔNIO MODERNO DA SAÚDE: PLANO DE CONSERVAÇÃO DO INSTITUTO DE PUERICULTURA E PEDIATRIA MARTAGÃO GESTEIRA.

Mestrado Profissional

Trabalho de conclusão de Mestrado Profissional

A preservação da arquitetura moderna é um campo do patrimônio cultural em expansão e constitui uma urgência, vista a acelerada degradação desses bens, seja devido à decrepitude causada pelo seu envelhecimento, seja por intervenções inadequadas que os levam à descaracterização. Neste cenário, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) se destaca pelas atividades acadêmicas deste campo, por seu patrimônio moderno edificado e pelo conjunto de ações que visam a sua preservação. Entre eles se destaca o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), primeiro edifício inaugurado na Cidade Universitária. O edifício possuiu paisagismo de Roberto Burle Marx e projeto de Jorge Machado Moreira, autor do plano geral do campus e de outros edifícios, como a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. O IPPMG mantém seu uso original de hospital pediátrico e centro de pesquisa e formação na área da saúde. Entre os desafios de sua preservação, destaca-se a necessidade do reconhecimento do edifício enquanto bem cultural e a urgência de um planejamento de intervenções (de caráter conservativo e de restauração) que objetive compatibilizar suas demandas enquanto hospital público e bem cultural edificado. O objetivo desta pesquisa é elaborar um Plano de Conservação do IPPMG. Para tal, foi realizada uma contextualização história, paralela ao aprofundamento temático e do estudo de precedentes, o que embasou a análise do IPPMG e, por fim, a elaboração do Plano. O resultado é um conjunto de diretrizes de diferentes escalas que orientam o planejamento das intervenções necessárias para a preservação do IPPMG.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Patrimônio Cultural. 2. Hospitais Modernos. 3. Plano de Conservação.

Data de defesa: 19/11/2021

Pessoa