Currículo lattes | ORCID I Researcher ID I Google Acadêmico
Email claudiasrcarvalho@gmail.com
Arquiteta (1985) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, mestre (1997) pelo PROARQ-FAU/UFRJ, na área de concentração Conforto Ambiental. Doutora (2006) pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto. Realizou cursos de especialização em preservação da arquitetura moderna no ICCROM ? International Centre for Study of Preservation and Restoration of Cultural Property (1999) e conservação preventiva no Centre for Sustainable Heritage ? University College London (2003). É tecnologista sênior da Fundação Casa de Rui Barbosa e atualmente coordena o Núcleo de Preservação Arquitetônica, no Centro de Memória e Informação. É líder do grupo de pesquisa Conservação Preventiva de Edifícios e Sítios Históricos (CNPQ FCRB). Docente dos Cursos de Mestrado Profissional em Memória e Acervo (PPGMA- FCRB), Preservação de Acervos de C&T (PPACT-MAST) e Projeto e Patrimonio (MMPP-PROARQ/FAU-UFRJ). Atividades Profissionais relacionadas a conservação preventiva, controle ambiental para preservação de acervos, museus-casas, preservação do patrimônio edificado e preservação da arquitetura moderna. É membro associado do ICOMOS-BRASIL.
Teses e Dissertações
- PATRIMÔNIO MODERNO DA SAÚDE: PLANO DE CONSERVAÇÃO DO INSTITUTO DE PUERICULTURA E PEDIATRIA MARTAGÃO GESTEIRA.
- COLÉGIO ESTADUAL OLINTO DA GAMA BOTELHO: SUBSÍDIOS PARA UM PLANO DE CONSERVAÇÃO PREVENTIVA
- PROJETO PARA O MUSEU GEORGES BERNANOS EM BARBACENA, MINAS GERAIS: Patrimônio e Identidade Cultural
- Colégio Pedro II – Campus Centro: a construção de um Plano de Conservação
- Casa Ateliê Carlos Scliar: projeto de reestruturação dos espaços culturais – Cabo Frio, RJ
- PROJETO DE RESTAURAÇÃO E READEQUAÇÃO DE USO DO CINE TEATRO EDGARD EM CATAGUASES, MINAS GERAIS
Atuação
- Docente Colaborador do PGPP (2017)
Professor(a)
- Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio (2015)