O Programa

SOBRE O PGPP

O Programa de Pós-graduação em Projeto e Patrimônio (PGPP) foi aprovado pela CAPES em 2012, então como o Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio (MPPP) dentro do PROARQ. Iniciou suas atividades no 2º semestre de 2013, voltado à formação stricto sensu no campo do projeto de ambientes construídos em contextos patrimoniais, especialidades que o PROARQ-Programa de Pós-graduação em Arquitetura da UFRJ apresenta desde sua criação em 1987. Em outubro de 2020, o PROARQ aprovou a emancipação do Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio.

As atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão são realizadas no âmbito dos grupos e laboratórios de pesquisa, estruturadas de modo a garantir o avanço tecnológico e social face às demandas dos corpos docente e discente e da sociedade, em geral, no tocante a especificidades de Projeto e Patrimônio em ambientes e sítios de interesse histórico-cultural, considerando o contexto social de seus entornos e a aplicação de novos instrumentos e ações de tecnologia social visando o retorno e aplicabilidade das atividades à sociedade.

O público-alvo para ingresso no Curso de Mestrado em Projeto e Patrimônio inclui profissionais vinculados a: instituições e órgãos públicos (municipais, estaduais e federais); empresas privadas e de economia mista; empresas fornecedoras de materiais, componentes e sistemas construtivos; profissionais do ensino superior e profissionais liberais.

MISSÃO

Buscar a excelência técnica com base em fundamentação acadêmico-científica, promovendo a produção, a disseminação e o compartilhamento do conhecimento em sua demanda contemporânea sociocultural e tecnológica em projetos de intervenção, em suas diversas vertentes, em sítios urbanísticos e paisagísticos ou em objetos arquitetônicas de importância patrimonial, na área de Arquitetura e Urbanismo, comprometendo-se com as ações humanistas e sistêmicas, próprias das Ciências Sociais Aplicadas.

VALORES

   EXCELÊNCIA, ÉTICA, DIVERSIDADE, TRANSPARÊNCIA, COOPERAÇÃO E INOVAÇÃO.

METAS E OBJETIVOS

Os objetivos que perseguimos com as atividades diversificadas do curso de Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio são compromissos com: avanços técnicos e sociais a serviço da sociedade brasileira e internacional; atendimento a demandas da UFRJ e seus órgãos colegiados; novos instrumentos de tecnologia social dedicados a moradores e visitantes dos espaços arquitetônicos e urbanísticos estudados; busca por fomento de órgãos que apoiam as nossas atividades com bolsas e auxílios diversos, viabilizando investimentos e melhorias do espaço físico e nos recursos materiais voltados ao corpo social; promoção da divulgação, da disseminação e da aplicação dos avanços, propostas, reflexões práticas e metodológicas de autoria de discentes, docentes e pesquisadores, desenvolvidas no âmbito do Curso. 

OBJETIVO GERAL

Promover o avanço científico e tecnológico relacionado à prática profissional de excelência na área de Projeto e Patrimônio em Arquitetura e Urbanismo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Incrementar, através da pesquisa e da relação entre teoria e prática, a produção do conhecimento atualizado no campo de Projeto e Patrimônio; 

- Formar profissionais no atendimento a demandas de formação de recursos humanos para atuação profissional em empresas e órgãos públicos e privados assim como para docência na área de Projeto e Patrimônio em Arquitetura e Urbanismo; 

- Incrementar sua rede de relações de âmbito local, nacional e internacional, constituída pelas parcerias e intercâmbios institucionais, atividades de extensão, integração com os cursos de graduação e com os níveis de formação profissional; 

 - Promover a diversificação da produção técnica relacionada ao conhecimento técnico e profissional na área de Projeto e Patrimônio em Arquitetura e Urbanismo; 

- Ampliar e diversificar a divulgação da produção científica docente e discente para o cenário nacional e internacional, de forma irrestrita. 

----------------

 INFRAESTRUTURA

O Programa de Pós-graduação em Projeto e Patrimônio compartilha os espaços do PROARQ, localizado no 4o andar do edifício Jorge Machado Moreira, bem de valor histórico e artístico como patrimônio moderno, onde se instalam a Reitoria, FAU e EBA da UFRJ, na Av. Pedro Calmon, 550, ocupando as salas 429 a 445 (aproximadamente 700 m2), na Cidade Universitária da UFRJ, Ilha do Fundão. Seu espaço físico é composto por: Laboratórios dos Grupos de Pesquisa, que fisicamente ocupam as salas 435, 437, 439 e 441; 3 salas de aula; 1 sala de reunião; auditório para 60 pessoas; sala de coordenação; sala para estudo dos discentes; secretaria/administração. As atividades do Curso de Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio ocorrem em consonância com os ambientes do PROARQ, ocorrendo uma integração importante entre os cursos ofertados pelo Programa e o seu corpo social. 

RECURSOS DE INFORMÁTICA

O Curso de Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio compartilha os recursos de informática do PROARQ para suas atividades de disciplinas teóricas e práticas, em relação com os fundamentos de pesquisa, ensino e extensão. Todos os equipamentos são interligados em rede sem fio permitindo o acesso aberto aos docentes, discentes e funcionários para realizarem suas atividades. 

Os equipamentos e recursos de informática foram adquiridos por meio de projetos institucionais e com os apoios obtidos mediante a aprovação de projetos de pesquisas de seus docentes em organismos de fomento (CAPES, CNPq, FAPERJ, FUJB). Parte de seus equipamentos foi adquirida por meio de convênios e parcerias com empresas e assessorias a organismos governamentais. Os principais aplicativos disponíveis no PROARQ que atendem às pesquisas desenvolvidas incluem: Microsoft Office; Autocad; Google SketchUp; Adobe Photoshop; Corel Draw; e sistemas operacionais Microsoft Windows XP e Microsoft Windows 7.0. Alguns laboratórios utilizam softwares especiais, tais como: ArcGIS (licenças para estudos de georeferenciamento), ANSYS- CFD, AEOLUS MZ, SoundPlan, Envimet e RADLITE.

O PGPP conta também com a infraestrutura e equipamentos disponíveis fora das dependências do PROARQ, como aqueles instalados no Laboratório de Materiais de Construção, no Laboratório de Conforto Ambiental, na Oficina de Maquetes/Laboratório de Modelagem (LAMO) e o Núcleo de Pesquisa e Documentação da FAU (NPD).

BIBLIOTECA

Os mestrandos do PGPP têm à sua disposição o acesso à Biblioteca Lucio Costa, que é integrada ao SIBI-Sistema de Bibliotecas, conveniada às bibliotecas da FAU, do IPPUR e da Escola de Belas Artes, e funciona no Bloco D do edifício Jorge Machado Moreira.