Trabalhos de Conclusão

TEATRO-ESCOLA VILLA-LOBOS, PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE UM PATRIMÔNIO CULTURAL CARIOCA

Trabalho de Conclusão de Mestrado Profissional

O presente trabalho tem como objetivo realizar uma proposta para a recuperação do Teatro Villa-Lobos. Inaugurado em 23 de março de 1979, foi o primeiro teatro do Estado do Rio de Janeiro, após sua fusão com o estado da Guanabara em 1975. Projetado pelo arquiteto Raphael Matheus Peres, o teatro modernista se destacou pelo projeto e pela sua fachada de linguagem brutalista, inspirada no Metropolitan Opera House de Nova Iorque. A solução arquitetônica encontrada pelo arquiteto frente aos desafios do terreno recebeu menção honrosa na XVIII Premiação do IAB/Rio em 1981. Em 2010, o teatro fechou suas portas para uma reforma completa de suas instalações e, na madrugada do dia 7 de setembro de 2011, sofreu um incêndio, permanecendo fechado e em estado de ruína até hoje. No ano de 2023, a Funarj executou a limpeza do terreno, buscando a realização de uma licitação para viabilizar a reconstrução do edifício. No mesmo ano, a Lei 1301/2023 foi aprovada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, declarando o Teatro Villa-Lobos como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio de Janeiro. Para a execução deste trabalho, foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica, na qual foi analisado todo o material publicado sobre o teatro em jornais, revistas e livros. O contato com a família do arquiteto, através de sua filha Raphaela S. Matheus Peres, foi fundamental para a realização desta dissertação. Através dela, todo o acervo profissional do arquiteto foi doado ao Núcleo de Pesquisa e Documentação da UFRJ, o que possibilitou o aprofundamento da pesquisa. De acordo com o arquiteto Cyro Lyra, a única maneira de manter um edifício preservado é mantê-lo em uso. Contudo, não é qualquer uso que deve ser considerado, uma vez que o uso inadequado pode ser mais prejudicial do que a sua ruína. Através do estudo do material levantado sobre o edifício e por se tratar de um edifício público, a opção foi transformá-lo em uma escola de teatro para a população. 

http://objdig.ufrj.br/21/teses/956094.pdf

Data de defesa: 04/02/2025

Projeto

  • A importância dos espaços culturais para a requalificação de centros urbanos

Pessoa

  • Ceça Guimaraens [Orientador(a)]
  • Delano Delfino Silva Junior [Autor(a)]
  • Isabel Cristina Ferreira Ribeiro
  • Virgínia M. N. de Vasconcellos