Trabalho de Conclusão de Mestrado Profissional
Esta dissertação tem como objetivo estudar a preservação dos bens integrados da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com ênfase na fachada principal e no Salão Raymundo Moniz. A pesquisa propõe um Plano de Conservação para garantir a preservação desses bens artísticos e arquitetônicos, destacando a conservação preventiva como uma estratégia essencial para mitigar problemas de deterioração. A edificação, de estilo eclético da década de 1930, possui grande relevância histórica e cultural, sendo um símbolo da resistência ao movimento modernista no Rio de Janeiro. A dissertação investiga os impactos ambientais, como a poluição e as variações climáticas, que afetam diretamente o estado de conservação dos bens integrados, além de analisar os fatores históricos, técnicos e artísticos da edificação e de seu entorno. O trabalho adota uma abordagem interdisciplinar, combinando conceitos de arquitetura, patrimônio e análise ambiental, e realiza levantamentos, classificações e inventários dos bens integrados, utilizando desenhos vetoriais e artísticos. Além disso, foram realizados exames físico-químicos para identificar degradações invisíveis a olho nu, causadas por poluentes e outros fatores ambientais. A dissertação enfatiza a investigação dos condicionantes ambientais, como poluição atmosférica, variações climáticas e outros agentes de degradação, que afetam a conservação dos bens, e destaca a importância do envolvimento da comunidade acadêmica e da educação patrimonial no processo de preservação. Como resultado, são propostas diretrizes para a conservação desses bens, com recomendações técnicas que visam mitigar as degradações físicas e visuais, garantindo a longevidade e integridade do patrimônio cultural da UFRJ.
Palavras-Chave: Preservação; Conservação; Escola de Música; Bens Integrados; Bens Culturais.
http://objdig.ufrj.br/21/teses/957467.pdf
Data de defesa: 16/04/2025Projeto
- A Preservação de Acervos Escultóricos em Museus
Pessoa
- Benvinda de Jesus Ferreira Ribeiro [Orientador(a)]
- Lúcia Abreu Andrade [Autor(a)]
- Maria Angela Dias