NOTA DE REPÚDIO EM DEFESA DA FAPERJ
27-10-2024
Nos últimos cinco anos o Estado do Rio de Janeiro tem demonstrado protagonismo não apenas no impacto social de suas pesquisas, mas, também, na produção de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura.
Se hoje temos colhido esses bons resultados isso se deve, em grande parte, ao financiamento, ao apoio e à concessão de bolsas que a FAPERJ tem dado à comunidade científica Fluminense.
De fato, a condução do corpo gestor da FAPERJ, tendo à sua frente o Professor Doutor Jerson Lima Silva, foi capaz de posicionar o Estado do Rio de Janeiro na vanguarda da produção do conhecimento ligada a preocupações sociais atuais e inéditas, em sintonia com a sociedade contemporânea, e que revelam novas e dinâmicas maneiras de fomentar a criação do saber.Por esse motivo, o PROARQ (Programa de Pós-graduação em Arquitetura) e o PGPP (Programa de Pós-graduação em Projeto e Patrimônio) da Universidade Federal do Rio de Janeiro se unem às diversas manifestações de repúdio de entidades científicas e acadêmicas do Estado, externando a preocupação com a exoneração da presidência da FAPERJ.
Vimos, portanto, com a presente nota, solicitar ao Governador do Estado do Rio de Janeiro que reconsidere sobre a indicação para liderar a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. A Presidência da FAPERJ deve ser reconhecida pela comunidade científica fluminense no sentido de estabelecer uma rede de construção coletiva que favoreça o crescimento de uma produção de qualidade, como ocorreu no mandato do Professor Dr. Jerson Lima Silva.
Programa de Pós-graduação em Projeto e Patrimônio - PGPP
Programa de Pós-graduação em Arquitetura - PROARQ